Energia Vital versus Acumulação
Quando se fala de energia vital diversos são os nomes atribuídos , Prana/ Shakti/ Kundalini na Índia, Ti no Havaí, Mana na Oceania, Aither (éter) e Pneuma na Grécia, Ki no Japão e Chi/Qi na China.
Hoje abordo aqui energia vital pela denominação de Chi que é o nome que se dá á energia que existe e flui pelo nosso corpo através dos meridianos da acupuntura. A medicina chinesa diz-nos que a “doença” surge quando o Chi estagna , práticas como o Tai Chi e o Chi Kung trazem fluxo á energia vital conseguindo manter o nosso corpo com saúde e harmonia.
Tudo o que nos rodeia, plantas, minerais, animais e os outros seres humanos tem Chi. As nossas casas também tem Chi , que a caracteriza e a individualiza. Nós podemos “perceber” ou “sentir” o Chi de um qualquer lugar inconscientemente. Sabe quando nos sentimos bem ou mal em um determinado ambiente sem saber exatamente o motivo?
O Feng Shui estuda como o fluxo do Chi flui pela nossa casa, através das diversas divisões . Quando o Chi flui livremente, as pessoas sujeitas a este fluxo são influenciadas positivamente agora quando o Chi é parado/estagnado esta influencia é negativa , poderão surgir problemas no dia-a-dia, projetos, trabalho, relacionamentos ás pessoas sujeitas a esta influencia
Desde sempre que a tralha nos acompanha desde a mala do carro, ao quarto das “tralhas” , ás gavetas onde despejamos os bolsos e as malas , aos cantos da garagem que rapidamente passam a armazém e que o único espaço livre é o do tamanho do carro, a tralha é uma constante a questão levanta-se quando esta constante não sofre mudança, alteração e passa a ficar instalada e aí poderemos dizer que a casa poderá estar a ficar “doente” e por influencia direta os seus habitantes. Hora de tratar de ativar este fluxo, como ?
Na casa o desentralhar é mexer e remexer até perceber se é hora de dar um novo rumo, reciclar, vender….
Parece fácil mas é muito desafiante, na maior parte das vezes nos perdemos e ficamos entalados com um objeto que nos diz tanto, no dilema se o conseguimos largar que chegamos a criar um enredo tentando arranjar desculpas para o mantermos, mesmo sentindo lá no fundo que não é o mais acertado.
A tralha está diretamente ligada ao apego, desleixo, adiamentos e estes sentimentos só nos deixam parados na vida. O desentralhar liga o ON das nossas emoções, faz “doer” deixar ir com consciência, verdadeiramente sentido dói, é virar do avesso tudo o que até então tentamos manter numa falsa ordem.
Para não cairmos na tentação de mais uma vez adiarmos é mais certo pedirmos apoio , nas minhas consultas é criada inicialmente uma contextualização e depois de acertamos o plano de ação este irá funcionar como um reforço positivo e incentivador para terminarmos o que nos propusemos, tendo sempre em mente que a tentação de não terminar é enorme.
A minha formação na área de Personal Organizer ajudou-me a perceber a importância que faz no dia-a-dia tudo estar no seu lugar em função da sua utilidade , mais tarde acrescentei as características energéticas experienciadas no Feng Shui e esta união foi perfeita .
Assim se sentires que existem áreas da tua vida que estão estagnadas e que é hora de lhes ativar o fluxo já sabes conta com o meu apoio, podemos falar.